Cirurgia Rezum: Hospital dos Acidentados realiza procedimento inédito em Rondônia

No dia 08 de abril de 2025, a equipe liderada pelo Dr. Fábio Monduzzi (CRM-RO 2869 | RQE 1172 e 1173) realizou a primeira cirurgia Rezum em Cacoal e no estado de Rondônia, um marco importante para a saúde urológica na região.
A técnica Rezum é uma abordagem minimamente invasiva para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB), uma condição comum entre homens a partir dos 50 anos, que causa obstrução urinária e perda de qualidade de vida. O procedimento é realizado por meio da injeção de vapor de água diretamente no tecido prostático, promovendo sua vaporização e desobstruindo a uretra com eficiência e segurança.
Segundo o Dr. Fábio, a grande vantagem da técnica está na baixa taxa de complicações e na rápida recuperação:
“É como se fosse uma endoscopia. O paciente recebe uma sedação leve e, em poucas horas, já pode ir para casa. Além disso, 90% dos pacientes preservam a ejaculação, algo raro nos tratamentos tradicionais.”
O primeiro paciente operado no hospital tem 85 anos e já fazia uso de sonda urinária. Com o Rezum, ele agora tem a chance real de recuperar sua autonomia urinária, com riscos muito menores do que uma cirurgia convencional.
O Hospital dos Acidentados é o primeiro da região a contar com o equipamento da técnica Rezum e com equipe treinada e certificada pela Boston Scientific, fabricante da tecnologia. “Esse tipo de cuidado com os detalhes garante a segurança e o sucesso do procedimento”, complementa o Dr. Fábio.
A cirurgia Rezum chega como uma nova alternativa segura e eficaz para os pacientes da região que sofrem com a HPB e buscam um tratamento moderno e com menos impactos na rotina e na vida sexual.
Para mais informações ou agendamentos, entre em contato com a equipe através do número: (69) 3443-0700